Conhecida originalmente como Hotel Majestic, a Casa de Cultura Mário Quintana é um dos pontos turísticos mais lindos e emblemáticos de Porto Alegre.
Situada no coração do centro histórico da capital gaúcha, a Casa de Cultura Mário Quintana tornou-se um espaço multicultural aberto ao público com oficinas, cinema e muito mais!
Segura na minha mão e vem! Quero te contar muito mais sobre esse espaço especial de nossa cidade 😉
Hotel Majestic
Em 1913 o empresário Horácio de Carvalho percebeu que Porto Alegre tinha um bom potencial para o ramo hoteleiro.
Foi então que Horácio entrou com o processo junto a Intendência Municipal da cidade para viabilizar a abertura de um hotel na Rua da Praia, principal avenida e considerada o coração da cidade.
No ano de 1916 o projeto foi aprovado e o Arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn ficou responsável pela obra.
O projeto foi considerado muito ousado para a época, já que previa a construção de passarelas suspensas que ligariam os dois lados do hotel e também a utilização de concreto armado em sua construção.
No ano de 1933 o grande Hotel Majestic foi totalmente concluído, tornando-se um dos prédios mais grandiosos de Porto Alegre.
O Hotel tornou-se um marco na história da cidade, pois localizava-se nas margens do Guaíba e abrigava os hóspedes que por lá chegavam.
Nele, hospedaram-se figuras ilustres como o presidente Getúlio Vargas e o cantor Francisco Alves.

O Espaço Cultural
Em 1980 o prédio do Hotel Majestic é adquirido pelo banco Banrisul.
Nessa época, houve uma comoção por parte da população em defesa do reconhecimento do espaço como patrimônio arquitetônico de Porto Alegre.
No ano de 1983 inicia-se a transformação do histórico e luxuoso Hotel Majestic naquele que se tornaria um dos pontos turísticos mais lindos e imponentes da capital gaúcha: a Casa de Cultura Mário Quintana.
A Casa de Cultura Mário Quintana
De 1968 à 1980 o Hotel Majestic fez-se morada de uma das figuras mais carismáticas da cultura brasileira: o jornalista e poeta gaúcho Mário Quintana.
O poeta viveu em um dos quartos do hotel por um longo período, mas foi despejado quando parou de pagar o aluguel por problemas financeiros.
Devido ao seu carisma e reconhecimento na capital, o espaço cultural tornou-se Casa de Cultura Mário Quintana, para que sua obra jamais fosse esquecida.

Hoje em dia a Casa de Cultura Mário Quintana serve de espaço multicultural da capital gaúcha e abriga cinema, Discoteca Pública, bibliotecas, jardim, oficinas de arte e até um café.
Todos os espaços da Casa de Cultura são abertos ao público, e a visitação é gratuita.
Veja também:
Farol Santander e Valkiria Café no cofre
Tour pela Casa de Cultura Mário Quintana
Dia desses resolvi turistar em minha própria cidade e escolhi a CCMQ (popularmente chamada dessa forma em POA) como o ponto turístico da vez.
Minha visita durou aproximadamente 03 horas e teve início no andar térreo, onde ficam a bilheteria do cinema e teatro e uma lojinha fofa de souvenirs.
Passei por todos os andares e em cada um deles descobri um espaço diferente.
O primeiro andar abriga a exposição de introdução a história da Casa de Cultura.
No Segundo andar, encontra-se o quarto que pertenceu ao poeta Mário Quintana e a exposição sobre a cantora gaúcha Elis Regina.

Sobre Elis Regina
Elis foi uma das cantoras mais aclamadas da década de 60, 70 e início dos anos 80.
Até hoje ela é considerada por muitos críticos a melhor cantora do Brasil. Elis Regina faleceu aos 36 anos, vítima de overdose.
O acervo da CCMQ dedicado a cantora conta com discos, quadros, livros, recortes de jornais e revistas e relatos sobre a vida da celebridade gaúcha.

Mais atrações da CCMQ
Nos próximos andares pude conferir a galeria Tatata Pimentel, com obras de arte dos artistas Antonio Gerbase e Maria Tomaselli.
Além da galeria, também visitei a Sala Lupicínio Rodrigues, onde fica a biblioteca de música, com acervo de 50 mil discos e dvds, 14 mil partituras e 3600 livros sobre música.

Achei esse acervo incrível! É muita história em forma de discos e músicas.
Em um dos espaços, você pode escolher um DVD ou disco, sentar e ouvir a música de sua escolha.
Segui o tour pelos próximos andares, onde encontrei as bibliotecas, uma infantil e outra para adultos, além do espaço para as oficinas de arte e também uma sala de convivência e leitura muito bacanas.
A Casa de Cultura Mário Quintana é toda pensada para que seu público troque ideias, conviva e divida suas experiências.
O Jardim Lutzenberger
Localizado em um dos terraços da CCMQ, o Jardim abriga uma coleção de plantas suculentas típicas dos paredões de rocha e matacões da região Sul do país e da capital, Porto Alegre.
Além de lindo, é um dos espaços mais criativos da Casa de Cultura.

Boa parte das plantas são cultivadas dentro de banheiras que eram utilizadas no hotel. Pensa no visual lindo desse lugar!
O Jardim é mais um dos espaços pensados para a utilização em grupos, já que conta com bancos espalhados para que o pessoal curta a paisagem e a vista da cidade.
O Mirante e o café
Localizados no 7º andar da Casa de Cultura estão o Mirante, aberto para visitação e com uma vista privilegiada para o Guaíba e o café Santo de Casa.
Para visitar o mirante, você precisa passar por dentro do café, mas tudo bem! A entrada é livre.
Lá da pra curtir uma vista panorâmica da cidade, tomar uns drinks ou simplesmente relaxar e curtir o clima bacana do local.

Já o café, aberto a 09 anos na Casa de Cultura, é muito charmoso!
Com temática de Santos, o Santo de Casa abre às 11h30 e fecha às 21h.

No cardápio, além dos cafés, opções de risotos e pratos executivos são servidos ao longo do dia.
Depois de uma longa caminhada pelos 07 andares da Casa de Cultura Mário Quintana, nada mais relaxante do que curtir um cafézinho com aquela bela vista para o nosso cartão postal, o Guaíba, não é?
Mais Informações sobre a CCMQ
A Casa de Cultura abre de terça à domingo, sendo que durante a semana funciona das 09h00 às 21h00 e aos finais de semana e feriados das 12h00 às 21h00.
O acesso aos andares se dá tanto pelas escadas como pelo elevador.
Alguns andares são interligados por passarelas. Não deixe de atravessá-las, o visual é lindo!
Todas as bibliotecas e espaços de convivência são abertos ao público e gratuitos, porém, algumas exposições são pagas. Saiba mais aqui.
Existem diversas oficinas e workshops que são ministradas na Casa de Cultura.
Consulte a programação, valores e disponibilidade de vagas aqui.
________________________________________________________________________________________________
2 comments
Um dos lugares mais lindos de Porto Alegre! Ótimo post!
Também achamos um dos lugares mais lindos (e valiosos) de Porto <3
Muito obrigada pelo seu feedback 😉
Um beijão!